quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Weblogs - Análise de conteúdos (Reformulado)

Bom dia :)
Foi-nos apresentado, pela Docente, um powerpoint sobre as Comunicações Mediadas por Computador e a blogosfera, em que percebemos a história da mesma, onde se criam weblogs e, também, mais sobre o blogging. De seguida, visualizámos um vídeo que nos ilucidou sobre esta temática.
De seguida, a Dr.ª Inês Amaral, informou-no que a aula de hoje consistia na análise de conteúdo de weblogs, nomeadamente, tags, social bookmarking, crowsourced content e tipo de conteúdo. Para tal tarefa, os alunos tiveram de escolher três weblogs cuja temática se centrasse na área da Comunicação Social e desenvolver um texto onde referissem os aspectos supra referidos. Aqui está a lista dos weblogs sobre os quais resolvi trabalhar:
1
O primeiro weblog possui vários tags, nomeadamente, "Blogosfera", "Informação", "Jornalismo", que se encontram no lado direito da página, na secção "Tags".
O social bookmarking está presente com o Del.icio.us e o Technorati.
No caso do crowsourced content, este weblog não possui.
Para finalizar, sobre este blog, quanto ao tipo de conteúdo, tem o objectivo de compartilhar o que o seu autor pesquisa sobre Comunicação, temas como Internet, principalmente. Pode ver-se um estudo elaborado pelo Mestrando Gilberto Balbela Consoni sobre a interação na web e o seu uso para o jornalismo. Este administrador utiliza muitos vídeos e imagens nos seus "posts".

2
Este weblog possui também tags, sendo alguns deles "Blogosfera", "Cultura", "Imprensa", "Internet", "Jornalismo", estando presentes na secção "Tag Cloud".
Não possui nem social bookmarking nem crowsourced content.
No que concerne ao tipo conteúdo, este weblog, abrange informações sobre jornalismo e rádio, utilizando imensas imagens.
3
Para finalizar, este último weblog, possui tags como "Blogosfera", "Publicidade" e "Social Media", na secção "Tags".
Este, como o segundo, não possui nem social bookmarking nem crowsourced content.
O blog apresenta uma ligação entre a Psicologia Social e o Marketing, a Publicidade, a Política e a Web 2.0 recorrendo, também, a alguns vídeos e apresenta imenso texto.

Até daqui a quinze dias visto que, para a semana, não temos aula, por ser a semana da Latada e a Docente nos ter facultado leccionar a aula noutro dia ;)

2 comentários:

rosa velho disse...

Tenha em atenção que os links dos dois primeiros blogs que indica não são gerais, ou seja, são de áreas ou posts específicos do blog. Deverá indicar o link geral do blog.

Por outro lado, o primeiro link é de um blog cuja última actualização é de 2004, o que significa que a sua análise se torna muito reduzida, já que alguns dos aspectos a analisar são recentes. O segundo link que apresenta nem sequer está disponível (e também não é o link do blog, mas de uma parte interna). O último link é interessante, mas o que apresenta são apenas os posts que foram classificados como weblogs (nas tags).

Deverá rever os links e escolher novos, quando necessário.

Em relação ao tipo de análise: reveja o que diz respeito a social bookmarking e crowsourced content. Deverá ainda especificar o tipo de conteúdo melhor (temas, tipos de dados multimédia - texto, imagem, vídeo, som, animação...).

Inês Amaral

rosa velho disse...

Tem de rever os conceitos. Social Bookmarking remete para ferramentas como o del.icio.us, logo a análise deverá avaliar se se encontram disponíveis mecanismos de promover social bookmarking. Crowsourced content traduz a ideia de conteúdo produzido por muitos, o que na verdade se efectiva numa espécie de "passa a palavra". Deve então avaliar se é possível distribuir o conteúdo publicado em cada post em serviços como o Digg, por exemplo.

Inês Amaral