quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Distinção entre duas redes sociais: Hi5 VS Netlog (Reformulado)

Olá :)
A aula começou com uma abordagem sobre a net generation o ciberactivismo e as redes sociais, assim, a Docente explicou-nos este fenómeno, o conceito de ciberactivismo e de redes sociais. De seguida, passou vários vídeos relaccionados com este assunto que, na minha opinião, foram muito elucidativos.
Depois, foi-nos proposta uma tarefa: a publicação, no weblogger, de um texto no qual evidenciasse-mos duas redes sociais destacando o nível do sistema de gestão, as funcionalidades e as vantagens e desvantagens.
Decidi tratar o Hi5
e o Netlog.
Quanto ao Hi5, trata-se de uma rede social onde objectivo é "conhecer" pessoas que possuam os mesmos interesses, podendo efectuar-se comentários ao perfil, às fotos, entre muitas outras funcionalidades. Há ainda uma função: "Diário" na qual podemos escrever episódios importantes da nossa vida.
Agora, vantagens e desvantagens do Hi5, na minha opinião, é uma comunidade virtual com aspectos positivos no que concerne às amizades, isto é, só comunicamos com quem bem entendermos e temos a opção de deixar aceder ao nosso perfil apenas os nossos amigos, por exemplo, e ainda a questão de que podemos visitar um perfil, se tivermos a opção de não verem que o visitámos, assim o acontece; e é gratuito. Desvantagens, a nossa foto principal, ou seja, a do perfil, é visível a todos os membros, mesmo que não sejam nossos amigos e existem pessoas com perfis para fins fora do comum.

No caso do Netlog, dantes chamado Facebox, os usuários possuem, como no Hi5, um perfil onde podem colocar fotografias, vídeos, blog, livro de visitas, receorrer à agenda de eventos e a skins personalizados.
Possui grupos de discussão, denominados de clãs onde se deixam mensagens sobre determinado assunto. Constitui uma desvantagem o facto de nem todos os clãs serem públicos, tendo de se dar um motivo, ao dono, para fazer parte do mesmo e este pode, ou não, aceitar. Algo interessante é que cada clã pode possuir os seus clãs amigos.
Algo que não torna o Netlog uma rede social fantástica é o facto de haver pessoas com fins maliciosos mas, em contrapartida, podem fazer-se novas amizades com quem se pode trocar opiniões, desabafar.
Até para a semana ;)


2 comentários:

rosa velho disse...

Atenção: o Twitter não é uma rede social. É um sistema de micro-blogging que permite a ligação entre membros mas, como já referimos várias vezes na aula, nem sempre os media sociais são redes sociais.

Deve refazer o trabalho.

E também deve sempre incluir hipertexto quando faz referência a sites.

Inês Amaral

rosa velho disse...

Fica a faltar analisar as funcionalidades do sistema de gestão, do ponto de vista do utilizador. E volto a referir que deve sempre incluir hipertexto quando faz referências a sites.

Inês Amaral